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As 8 atitudes de sucesso

São as habilidades pessoais que diferenciam o profi ssional, levam ao alto desempenho e ao crescimento na carreira. O êxito depende da reunião do maior número possível dessas competências decisivas

O administrador de empresas paranaense Artur Grynbaum, de 41 anos, presidente do Grupo Boticário, alcançou o cargo mais alto da empresa em 2008, quando tinha 37. Hoje, ele lidera mais de 1 600 funcionários espalhados pelas unidades de Curitiba e São Paulo e prepara a empresa para um salto histórico.

Este ano, o Boticário entrou no mercado de vendas diretas, terreno de rivais como Natura e Avon. Para 2011, uma nova mudança está engatilhada: o Boticário vai ampliar a carteira de produtos, deixando de ser apenas uma empresa de cosméticos para vender também roupas, calçados e acessórios de moda.

"O desafio de expandir um negócio sempre me moveu", diz Artur. Há 24 anos na companhia, o executivo fez um MBA, passou por diversas áreas, foi diretor comercial e vice-presidente. Tecnicamente, seu currículo é completo. Mas, para ser escolhido pelo próprio fundador do grupo, Miguel Krigsner, como seu sucessor, Artur acha que foram outras competências, mais subjetivas, que pesaram.

"Tenho certeza que meu jeito de ser me ajudou a crescer e a chegar ao cargo que eu ocupo", diz. Artur está certo. Hoje, ter capacidade técnica é um pré-requisito. Mas o que faz com que alguém seja notado na imensidão de profissionais altamente qualificados são as chamadas atitudes comportamentais, mais difíceis de serem medidas, mas que garantem um desempenho acima do comum no dia a dia do trabalho.





Artur sintetiza essas competências como "jeito de ser", o que pode parecer pouca coisa, mas não é. A consultoria americana McKinsey conduziu uma pesquisa com mais de 140 presidentes com o objetivo de mapear quais aptidões comportamentais fazem a diferença para que um profissional encontre satisfação pessoal no trabalho e, consequentemente, entregue melhores resultados.

Segundo a consultoria, os líderes mais inspiradores têm, pelo menos, duas das cinco seguintes características bem desenvolvidas e reconhecidas por subordinados, colegas e chefes: atribuem significado ao trabalho; são otimistas; estabelecem conexões com pessoas diferentes; têm capacidade de engajar os      outros e mantém a energia em alta.

No mercado brasileiro, apontam executivos e especialistas ouvidos por VOCÊ S/A, mais três habilidades estão valorizadas: possuir poder de análise; didática para liderar e comunicação eficiente. "Elas são unanimidade nas companhias brasileiras atualmente", diz Anderson Sant'anna, professor da Fundação Dom Cabral (FDC), de Minas Gerais. "Quanto mais alto o cargo, mais cobradas essas habilidades são." Super-homens só existem nas histórias em quadrinhos e nas telas de cinema.

Nenhum profissional é excelente em todas as oito competências. "Ser melhor ou pior em determinada habilidade depende muito da personalidade de cada um", diz Seille Cristine Garcia dos Santos, psicóloga e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). E ter ansiedade por se tornar um superexecutivo pode ser um perigoso inibidor do crescimento na carreira.

"O importante é entender no que você é bom e se concentrar nisso. Caso contrário, a frustração aparece e a produtividade diminui", diz Luiz Carlos Cabrera, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo e diretor da Amrop Panelli Motta Cabrera, consultoria de executive search. Não há uma receita universal para o aperfeiçoamento dessas habilidades.

O importante é entender em quais aspectos você se sai naturalmente melhor e esforçar-se para aprimorá- los. É o que faz o carioca Alexandre Lyra, de 49 anos, presidente da Vallourec & Mannesmann Tubes, multinacional fabricante de tubos de aço, que investiu na habilidade de saber se comunicar, analisando que tipo de linguagem e abordagem deveria usar para se aproximar de sua equipe.

"Aprendi a ouvir mais e a tirar o melhor do time por meio da conversa", diz Alexandre. Para conhecer seus pontos fortes, o jeito é gastar algumas horas num exercício que demanda força de vontade e disciplina, mas que, se bem executado, dá satisfação pessoal: o autoconhecimento. Saber quem você é e o que quer é o primeiro passo para descobrir no que é bom. "O autoconhecimento nada mais é do que descobrir como você normalmente age diante das situações que é obrigado a enfrentar", diz Bia Machado, filósofa e professora da Casa do Saber, de São Paulo.

Ela propõe um exercício para começar a se autoconhecer e a mapear os pontos fortes e fracos: avaliar que tipo de raciocínio você usa em determinadas ocasiões. Se numa reunião de planejamento estratégico, por exemplo, você costuma ser otimista e pensar sempre no longo prazo ou se, frequentemente, coloca o que pode dar errado em primeiro plano. "O modo de resolver os problemas dá indícios das áreas nas quais somos melhores", explica Bia.

O professor Cabrera dá outro conselho: "Pensar na sua biografia ajuda a se conhecer melhor", diz. Para isso, liste os desafios que você já enfrentou, as crises pelas quais passou e os resultados dos quais mais se orgulha. "Isso dá trabalho e quanto mais cedo começar, melhor", explica. "Pensar na trajetória de vida e de carreira é um antídoto contra a baixa autoestima", diz.

Isso é o começo para criar algo que faz toda a diferença: a sensação de satisfação com o que fazemos - sentimento que se reflete positivamente na vida pessoal e profissional. Logo abaixo você conhece quais são as atitudes mais importantes para ter sucesso na carreira.




TALENTOS NATURAIS
Evite a síndrome de super-homem. Ninguém tem as 8 habilidades prontas. "Entenda o que você faz bem e aprimore suas propensões naturais", diz Luiz Carlos Cabrera, da FGV e da Amrop Panelli Motta Cabrera, firma de executive search. Procure se cercar de pessoas que têm as competências que lhe faltam e podem complementar seu trabalho.







TÉCNICA
As competências comportamentais são importantes, mas não abandone a qualificação técnica, um pré-requisito para crescer no mercado de trabalho. "A exigência de preparo técnico é maior nos níveis mais baixos, por isso é fundamental investir nisso nos primeiros anos da carreira", diz o professor Anderson Sant'anna, da Fundação Dom Cabral.



 REFLEXÃO
O autoconhecimento exige disciplina e esforço. De acordo com a McKinsey, após os 30 anos, experiências como casamento e paternidade facilitam esse exercício. Mas, quanto mais cedo começar a reflexão, melhor. "Quem se avalia desde o início da carreira se desenvolve com mais facilidade", diz Stella Angerami, da Counselling by Angerami.  




CONVERSA
Para mapear pontos fortes e fracos, converse com mentores, amigos e colegas nos quais confia, para fazer uma interpretação correta de si mesmo. "Isso é importante porque um profissional nem sempre consegue ter a isenção necessária e perceber em que realmente precisa melhorar", diz Adriana Prates, consultora da Daisen Executive Search.





 COMUNICAÇÃO
1 VOZ CLARA E OBJETIVA
Uma das aptidões mais requeridas pelas empresas hoje é a comunicação. Dá para entender por que é tão importante. Afinal, sem uma conversa franca e clara, um líder não consegue transmitir para sua equipe quais são os objetivos da organização e as suas motivações pessoais.

Um subordinado, por sua vez, não consegue dar aquele feedback sincero para seus colegas e chefes. E saiba que mesmo os mais tímidos podem ter uma atitude mais aberta e comunicativa. O primeiro passo é aprender a ouvir de fato os outros. "Conversar é um processo que requer cuidado.

Só se comunica bem quem entende e reconhece que está a sua frente uma pessoa com valores diferentes dos seus", aconselha o professor Anderson Sant'anna, da Fundação Dom Cabral. Que tal tentar? Quando alguém é capaz de compreender um colega ou até um chefe, os preconceitos (que todo mundo tem) começam a diminuir e a cabeça se abre para outros mundos — o que é o caminho para o pensamento criativo e para a inovação.




 CONVERSA EM PRIMEIRO PLANO
Mesmo
antes de ser escolhido para suceder o fundador, Miguel Krigsner, na presidência do Grupo Boticário, em 2008, Artur Grynbaum, de 41 anos, tinha o projeto de levar a companhia de cosméticos para o mercado de vendas diretas. Este ano, Artur deu início ao plano.

Durante o processo, a competência que mais exerce é a comunicação. De um lado, na montagem da estratégia com a diretoria e com Miguel Krigsner, hoje presidente do conselho. Depois, na disseminação do projeto por toda a empresa. No ano passado, fez reuniões com todos os funcionários — dos gestores ao pessoal da fábrica —, para mostrar os novos objetivos, ouvir opiniões e solucionar dúvidas. "Além dos dados técnicos, transmito minha crença na mudança", conta. As conversas continuam no dia a dia.

Não é raro encontrá- lo em cafés e almoços com a equipe. "Estou aberto para trocar. Os funcionários só compram a ideia de um chefe depois que entendem realmente o que ele quer fazer."






SIGNIFICADO
2 O QUE MOVE VOCÊ?
Quando o objetivo do trabalho tem alguma importância pessoal, os profissionais costumam transmitir energia e entusiasmo para quem os cerca. Isso fica mais evidente quando se trata da liderança, já que é tarefa da chefia mostrar aos subordinados que o trabalho tem um valor que transcende os resultados de curto prazo.

"O papel dos gestores é gerar um significado pessoal pelo trabalho", diz Ângela Maria Fleury de Oliveira, professora da Fundação Dom Cabral e co-autora do livro Liderança Baseada em Valores (Editora Campus/Elsevier). "Quem trabalha só por necessidade fica acomodado, não inova e tem queda de produtividade", diz Stella Angerami, da consultoria Counselling by Angerami.

Encontrar seu ponto motivador é relativamente simples: você precisa perceber o que realmente lhe dá vontade de levantar da cama a cada dia. Esse sentimento, além de ser importante individualmente, ajuda também a melhorar outra habilidade comportamental para as pessoas que querem ser inspiradoras: a comunicação.




PODER DE ANÁLISE
3 OLHAR CRÍTICO
A psicóloga Seille Cristine aplicou, no Rio Grande do Sul, uma pesquisa com 43 gerentes que tinham alto desempenho, segundo as próprias empresas. O objetivo era entender quais traços de personalidade são comuns entre os profissionais com bons resultados. O estudo revelou que um dos pontos comuns entre eles é ter poder de análise. Esses executivos conseguem interpretar diferentes variáveis, relacioná-las e criar um plano de ação estruturado. Algo importantíssimo para as organizações hoje, que precisam ter pessoas com capacidade de leitura de diversos ambientes. "Os profissionais que fazem a ponte entre o que acontece dentro e fora da companhia estão preparados para trabalhar num mundo globalizado", diz Ângela Maria, da Fundação Dom Cabral. Para desenvolver essa habilidade, o ideal é estimular o olhar e a capacidade de aprendizagem. "Interessar- se por notícias, ler textos de arte, psicanálise e filosofia desenvolvem o pensamento complexo", explica Anderson Santa'anna, da FDC.

 DIDÁTICA
4 LÍDER E EDUCADOR
Uma atitude essencial para que o gestor consiga a admiração de seu time é não ter medo de compartilhar conhecimento para criar sucessores bem preparados. "Líderes que estimulam a autonomia são seguidos com mais facilidade", diz Paulo Campos, consultor de empresas e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Para ensinar com eficiência, o segredo é conversar muito com a equipe e entender como cada um deles aprende melhor. Ensinar é bom para os dois lados. O líder fica tranquilo ao saber que os subordinados se sentem valorizados por compartilhar as informações que o chefe tem. "Quando há essa sinergia, o líder não precisa se impor com seu crachá", diz Ângela Maria, da Fundação Dom Cabral. "Ele é reconhecido naturalmente."
 
CONEXÃO
5 LIGAÇÃO COM O MUNDO
Os negócios estão cada vez mais globais e, mesmo nas raras companhias que ainda só têm atuação nacional, é preciso transitar entre diferentes áreas e estabelecer boas relações com pares, fornecedores e clientes de culturas diversas. Por isso, quem consegue criar (e manter) conexões entre vários grupos acaba se destacando. "Profissionais que circulam em grupos diferentes desenvolvem um olhar inovador para antigos problemas", diz Regina Camargo, sócia-diretora da Across, consultoria de desenvolvimento organizacional.

E essa habilidade é importante para a vida fora do escritório também. "Apesar de os níveis de relacionamento variarem de pessoa para pessoa, a aptidão para conviver com gente de diferentes círculos é a base do bom desenvolvimento social", diz a psicóloga Seille Cristine, da PUC-RS. Cafés e almoços com parceiros fora do ambiente formal de trabalho ajudam a estimular essa habilidade. Invista também em conhecer pessoas que, aparentemente, não têm nada a ver com a sua área.

"Sair da zona de conforto aumenta a capacidade de aprendizagem e o traquejo social", explica Silvia Sigaud, sócia-diretora da consultoria Korn/Ferry. Fazer trabalho voluntário, ir a programas culturais e ter uma atuação ativa nas diferentes redes sociais ajuda a criar essas novas e importantes conexões.

OTIMISMO
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PENSAR POSITIVO
Encarar as situações de crise com uma atitude positiva rende bons frutos. Os otimistas criam melhores soluções para resolver os problemas do trabalho. Isso porque, segundo o estudo da consultoria McKinsey, o medo que surge com o pessimismo faz com que o cérebro crie apenas raciocínios de sobrevivência e pare de enxergar as possibilidades reais para contornar situações adversas. Quem é otimista, ainda de acordo com a McKinsey, se sente mais bem preparado para encarar riscos e liderar mudanças.

"Isso é importante porque todo o dia uma transformação ocorre e o executivo tem um trabalho inédito para fazer", diz Luiz Carlos Cabrera. É o que ocorre com Fabiano Agante Droguetti, de 37 anos, diretor de soluções e tecnologia da Tivit, empresa de serviços de TI, com sede em São Paulo. "Deixo de lado os problemas que não posso resolver naquele momento e direciono meu otimismo para os casos que têm soluções possíveis", diz.

Essa atitude ajuda muito a cultivar o otimismo como um hábito. "O caos é o melhor momento para a criatividade", diz Stella Angerami. "As soluções aparecem naturalmente quando você acredita que é possível superar um obstáculo", completa. Mas cuidado: o otimismo é bom desde que seja responsável e distinto da ingenuidade. "É necessário ter os pés no chão e pensar em saídas racionais para a resolução de um problema", explica Regina Camargo, da consultoria Across.


 

 COM OS OUVIDOS BEM ABERTOS
Clarissa Sadock, de 34 anos, diretora de relações com investidores da AES Brasil, grupo de empresas de energia, não pode se desligar do mundo.

O cargo exige que a carioca esteja sempre conectada com pessoas de diferentes áreas, culturas e países para fazer o papel de representante da empresa diante do mercado. "Sou uma intérprete", diz. "Recebo um mundo de informações e filtro os interesses da companhia." Para isso, Clarissa desenvolve todos os dias a sensibilidade de entender as diferenças entre as pessoas.

"Ouço bastante para saber como extrair o melhor de cada um", diz. Clarissa viaja sempre e se interessa por outras culturas e, por isso, consegue ter a cabeça aberta para o novo. "Aprendo o tempo todo e isso me dá muita satisfação pessoal."



  SEM PERDER O OTIMISMO
Manter o otimismo, mesmo em situações adversas, é uma característica de João Paulo Kriigner Zampieri, de 46 anos, diretor comercial da Syngenta, fabricante de defensivos agrícolas. Ele descobriu o valor desse comportamento quando era gerente, há 11 anos, e vivenciou uma crise de mercado.

"Estava apavorado, mas precisava acreditar que os estragos não seriam tão grandes, para a equipe não sentir a pressão", recorda João Paulo.

O otimismo é uma competência importante porque evita a paralisia diante de um problema.

No caso de João Paulo, sua atitude foi insistir por vários dias seguidos para falar com o presidente da companhia e mostrar que era preciso mudar o prazo para o cumprimento de uma meta, o que seria uma exceção nas regras corporativas. Quando conseguiu falar com o líder, percebeu que havia conquistado a confiança dele. "Meu diretor disse que o otimismo foi fundamental para que isso acontecesse."
ALTA ENERGIA
7 DISPOSIÇÃO TOTAL
Apesar de ser coisa difícil de medir, energia é muito importante para o desenvolvimento profissional e para a satisfação com a vida. Manter a disposição em alta e conseguir trabalhar com vivacidade é algo cobrado pelas empresas. A Tivit, por exemplo, coloca essa competência em sua avaliação de desempenho. O profissional que vai bem nesse tópico consegue transmitir seu entusiasmo para os outros e tem garra para cumprir as metas. "A energia contamina positivamente o ambiente", diz Marcelo Cuellar, headhunter da Michael Page, empresa de recrutamento executivo.

Mas lembre-se que a motivação nada mais é do que o efeito colateral de quem atribui signifi cado ao que faz. "Esse sentimento só aparece em quem encontra valor no trabalho", diz Nélio Bilate, coach da NB Heart.

Os profissionais normalmente não dão a importância devida a essa atitude. Na pesquisa da McKinsey, esse tópico apareceu como um dos menos praticados, já que o desenvolvimento dessa habilidade requer tempo, autoconhecimento, mudanças profundas de atitude e é muito pessoal. "Para ter energia alta, você precisa primeiro descobrir o que te move", diz Anderson Sant'anna, da FDC.


ENGAJAMENTO
8 A IMPORTÂNCIA DE CONDUZIR
O otimismo e a sensação de que o trabalho tem um signifi cado pessoal são dois fatores que determinam uma terceira habilidade desenvolvedora de sucesso: o poder de engajar. Conseguir fazer com que a equipe se sinta motivada para cumprir um objetivo comum não é algo fácil. Mas os que têm esse poder, que é moldado ao longo dos anos de carreira, fazem com que o time se sinta mais propenso a encarar desafios e a comprar ideias arriscadas. "Ter crença nos próprios objetivos é essencial para cativar o time", diz Anderson Sant'anna, da FDC. Só assim é possível contaminar os outros com os seus ideais.

As formas de engajamento variam muito de profissional para profi ssional. Para ter sucesso nesse aspecto, o segredo é ser natural. "Forçar o comprometimento não funciona. O time só segue quem realmente acredita no que faz", diz Seille Cristine, da PUC-RS.

Uma boa técnica para unir a equipe é a usada por Doug Stern, CEO da United Media, empresa de comunicação americana citada no estudo da McKinsey. Frequentemente, o executivo reúne o time para propor que todos pensem no pior cenário possível para a companhia, pede detalhes assustadores dessa crise e estimula cada um a elaborar planos para resolver o pesadelo. A medida faz com que todos se sintam parte importante da engrenagem da organização.

Note: um engajador pode estar em qualquer posição hierárquica. "Quem tem essa habilidade
pode ocupar qualquer função", diz Adriana Prates, consultora da Daisen Executive Search.
Pessoal comente ajudem o blog a crescer. Obridago!


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Seu cérebro no trabalho

A neurocientista Suzana Herculano-Houzel explica como o cérebro funciona diante de situações do dia a dia. Controlar as emoções pode melhorar sua motivação e seu desempenho

Suzana Herculano- Houzel, 37 anos, da UFRJ: "O cérebro gosta de ser desafiado"



Complexo e repleto de ligações, o cérebro reage de maneiras diferentes a cada situação enfrentada no dia a dia do trabalho. A cobrança por um resultado rápido desencadeia uma poderosa onda de estresse. E aquele projeto complicado faz com que a ansiedade mande constantes mensagens de alerta. Na entrevista a seguir, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, de 37 anos, diretora do Laboratório de Neuroanatomia Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autora de cinco livros, entre os quais Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor (Editora Sextante), explica como essas emoções podem ser benéficas ou perigosíssimas para o desempenho e para a motivação profissional.

O que ocorre com o corpo, do ponto de vista da neurociência, quando um profissional passa por situações estressantes no trabalho?
O estresse nada mais é do que uma força que provoca transformações mentais e físicas no corpo. O coração dispara, a pressão arterial aumenta e o cérebro reage para que possa enfrentar novos problemas. A princípio, o estresse é bom, porque faz com que os níveis de atenção cresçam. Isso só acontece quando o profissional sente que tem controle sobre a situação e que é capaz de encontrar soluções para o problema. O estresse se torna perigoso no momento em que a pessoa acha que não consegue dar conta do trabalho e entra num estado de paralisia. A situação fica drástica quando alguém precisa fazer grandes esforços para tentar driblar um desafio e não chega a lugar nenhum.

O que fazer para ter mais qualidade de vida?
Três fatores são importantes: lazer, sono e exercício. O primeiro passo é parar de pensar nos problemas assim que o expediente terminar. Um profissional não consegue relaxar se for para casa e ficar remoendo as obrigações do dia seguinte. Desligar-se é vital. O lazer ajuda nessa tarefa, pois faz com que o cérebro se ocupe com atividades prazerosas e se sinta satisfeito e recompensado.

Como o sono e a atividade física ajudam?
O sono faz com que o cérebro registre as atividades desenvolvidas durante o dia e crie estratégias para resolver novos problemas. Uma boa noite de sono ajuda a regenerar os neurônios do hipocampo, parte do cérebro que cuida da memória recente. Essas novas células ampliam a capacidade de aprendizagem e auxiliam na administração do estresse. Os exercícios também mantêm o hipotálamo em bom funcionamento. Mas tem que ser alguma atividade física que dê prazer. Caso contrário, o cérebro vai encontrar mais um motivo para se estressar.

Uma das queixas mais comuns entre os profissionais é a dificuldade de planejar tarefas. É possível treinar o cérebro para ter uma organização mental?
Sim. Nós temos uma agenda interna no hipocampo que funciona como uma lista de tarefas, armazenando as informações mais novas do dia. Para funcionar bem, o cérebro precisa priorizar essas atividades e diminuir a complexidade dos problemas. Esse é o segredo do bom planejamento mental. A satisfação aparece quando nós resolvemos aquilo que nos deixa angustiados. Por isso é importante dividir os grandes problemas em pequenos desafios, que podem ser resolvidos com mais facilidade, e traçar uma estratégia simples para solucioná-los.
A motivação é um dos pontos-chave para que uma pessoa se sinta realizada com o trabalho. Como controlamos esse sentimento?
Quando tem uma decisão a tomar, o cérebro ativa o sistema de recompensa, localizado no córtex cingulado, responsável por avaliar as chances de sucesso e fracasso de uma empreitada. Se o cérebro determina que o fracasso é o resultado mais provável, o corpo não sai do lugar. A motivação só acontece quando a mente manda o sinal de que há pelo menos 50% de chance de uma atividade ser bem-sucedida. É a antecipação do sucesso e a sensação de uma recompensa futura que estimulam uma pessoa a se dedicar a uma tarefa, por mais desgastante que seja.

Com a redução das equipes, os profissionais têm mais objetivos para cumprir e menos tempo para entregar bons resultados. Qual é a reação do cérebro nesses casos?
A manifestação mais comum é a ansiedade, quando o cérebro manda sinais de preocupação com problemas que ainda não existem, mas que aparecerão logo mais. A inquietação com o futuro é maravilhosa, porque é uma maneira de se preparar antecipadamente para o que está por vir. Por mais que os chefes insistam que é preciso estar atento e bem informado para as metas do próximo mês, a pressão interna causada pela ansiedade é completamente pessoal e inevitável.

Em que medida a ansiedade, uma doença comum hoje em dia, pode ser prejudicial ao trabalho de uma pessoa?
A ansiedade fica perigosa quando a inquietação é tanta que o cérebro se convence de que não tem nenhum domínio sobre as situações futuras e começa a fazer avaliações exageradas sobre o tamanho do problema a ser resolvido. Isso faz com que a mente fique incapacitada para agir. Se essa sensação persiste por um longo período, surge o estado ansioso crônico, uma doença que precisa ser tratada com remédios e terapia.

É comum que subordinados imitem as atitudes de seus chefes, tanto as boas quanto as ruins. Por que isso ocorre?
Há um sistema no cérebro que nos faz ser capaz de repetir mentalmente as ações das pessoas com as quais convivemos, são os neurônios espelho (é por causa deles que bocejamos logo depois de alguém, por exemplo). Esse mecanismo nos faz imitar o outro e intuir quais são suas intenções. Mas, para isso, é preciso ter identificação. Se o funcionário não se identificar com o líder, vai refutar suas ações.

Por que é importante estar disposto a enfrentar novos desafios?
Se um profissional se mantém o tempo todo na zona de conforto, sem pensar em nada de diferente, a mente fica entediada e não cria novas maneiras de resolver problemas. E do que o cérebro mais gosta é ser desafiado, desde que se sinta apto para encontrar soluções. Esse é o ponto mais importante: a sensação de autonomia. As empresas têm que dar certa liberdade para seus funcionários poderem tocar novos projetos. Quem não tem um mínimo poder dentro das corporações fica estressado, se sente incapaz e se torna uma bomba ambulante de estresse.

O jornalista Malcolm Gladwell, autor do livro Fora de Série, diz que para se destacar em determinada área é necessário repetir uma atividade por 10 000 horas. Qual a importância da prática para o desenvolvimento cerebral?
Só o talento não transforma alguém num gênio. A prática e a motivação são fundamentais para que o cérebro se acostume a uma tarefa e encontre as melhores maneiras de realizá-la. Para conseguir dedicar tempo a uma atividade, é necessário que uma pessoa encontre algo que adore fazer. Só conseguimos repetir tantas vezes a mesma tarefa se o nosso cérebro se sentir recompensado e feliz com isso. Quem ainda não encontrou sua vocação precisa experimentar novas atividades. Sair da zona de conforto é o melhor remédio.



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Entenda a grande diferença entre um trabalho mental e um trabalho manual

Esses dias precisei pegar um taxi  e ao entrar no carro, recebi  de uma forma educada uma boa tarde, da parte do motorista. Eram aproximadamente 17:00 horas e ele estava com uma aparência de cansado e desabafou comigo, ele já tinha rodado aproximadamente mais de 450 km em um único dia, ele me disse que não aguentava mais aquele trabalho cansativo todos os dia fazendo chuva ou fazendo sol.
Segundo ele, em épocas difíceis já teve que rodar 24 horas sem dormir para garantir dinheiro do mês. Olha só ao seu redor Sr. Fernando, só tem amarelinho, se referindo a grandes quantidades de taxis em circulação. Mais ele tinha a obrigação de estar na rua a fim de fazer dinheiro e levar para sua casa. 

…e ainda hoje o camarada se aposenta e quer um taxi para rodar. Foi como mágica, eu olhei na janela e parado no semáforo tinham 14 carros ( eu contei ), e você não adivinha? Quantos eram “amarelinhos”? assim não há como aguentar com essa concorrência! , diz o motorista me dirigindo a palavra.

De 14 carros parados no semáforo, mais da metade eram taxis! Então a resposta eram 9 carros amarelinhos!
Esse taxista está indo para o buraco, Pensei comigo! E o pior que ele sabe disso mais infelizmente nada pode fazer nada à respeito …. até o momento, leia até o final SIMPLESMENTE  FANTÁSTICO .
Ao voltar para casa, me deparei com a minha confortável cadeira, e diante dos comentários do taxista eu agradeci a Deus mentalmente pelo negocio que tenho: a onde passo a maioria de minhas horas em um ambiente silencioso, tranquilo e refrigerado 24 horas por dia. Estava em pleno horário comercial saindo de taxi para pegar o meu carro que estava sendo lavado.


Tenho flexibilidade de horário e sou meu próprio chefe. Posso pegar meu laptop e trabalhar na piscina de minha casa, ou em qualquer parte do mundo. E o melhor de tudo isso e que, estou em um negócio aonde não existe concorrência ! Como assim Fernando?
Explico:

Tenho mais de 12 mil alunos e nunca recebi algum e-mail dizendo: Fernando  augusto deixei de comprar o seu Sistema para comprar o programa do site de fulano.com…
Eu recebo mais de 2 mil e-mails por dia já há algum tempo, então pode-se dizer que em nosso negócio não há concorrentes. Eu e todos os meus alunos acham isso simplesmente fantástico.
Ai pensei: entre o taxista e eu qual e a grande diferença?
Resposta : Se ele adoecer não trabalhará logo não receberá nada. A cada dia que passa, aumenta o numero de concorrentes nas ruas = menos dinheiro para os taxistas. O taxista executa um trabalho manual, que depende da presença dele. Se ele consegue no máximo fazer 80 corridas no dia ele não tem como fazer 1000 corridas num dia pra ganhar mais. Existe uma limitação física nessa história. Ele efetua um trabalho manual.

E olha que interessante: há alguns anos eu achava que somente quem “trabalha como um camelo” era quem ganhava mais dinheiro. Meu trabalho e muito mais mental do que manual.
Eu já fiquei sem trabalhar 1 semana em recuperação. e os meus negócios online não depende de minha presença física . E  nesses dias que estava doente meus ganhos somente cresceram.

Interessante não ?
Graças à Deus consegui encontrar uma forma de meu trabalho manual seja menor do que o meu trabalho mental. E tudo isso e possível quando você trabalha com negócios via internet.
Então pense comigo:
Comece aprendendo nosso Sistema em PARALELO a sua atividade atual. Depois que você perceber que os seus ganhos com seus negocios mental começarem a ultrapassar seu negocio manual você pode optar por mudar, assim com eu fiz. Você não precisa largar o seu emprego atual, ou trabalho ou negócio próprio manual agora. Basta seguir esse conceito de negocio.
“O SGDA é um negócio mental.” Você precisa trabalhar ?
Resposta: Sim e evidente. Se você e uma pessoa que gosta de internet e computadores, esse trabalho se torna prazeroso e você poderá faze-lo com seu PC e uma conexão com a internet.
Pois você poderá começar a partir de hoje já se estruturar para ter um negócio mental. Esta estrutura não e grande coisa, para você que está iniciando agora e uma prerrogativa poder entender essa diferença do trabalho on-line e do trabalho off-line.
1 – um simples computador
2 – uma simples conexão para internet
3 – e a grande vontade de aprender
Com apenas R$ 94 você já tem GARANTIDO  o seu negocio mental e poderá começar a aprender mais sobre este tipo de negócio. Só de licença para ser um taxista pelo menos R$ 50 mil, fora comprar carro e tudo mais. Você já pode planejar sua aposentadoria com seu negocio mental do SGDA ( Sistema Ganhar Dinheiro Agora). Mas lembre-se por se um negócio mental não significa que você não precisará fazer nada.
Mas eu te garanto que vale a pena vivendo o estilo de vida e conforto que tenho hoje, Você terá que fazer muitas coisas na internet para ganhar algum dinheiro. Mais o esforço e muito gratificante quando você atinge o sucesso assim como eu, Fernando Augusto. Podendo trabalhar ao lado de minha piscina de frente para praia.
Eu espero ouvir falar de você dentro de nosso Sistema.


e Faça parte de nossa EQUIPE SGDA!

emersonpavan.ganhardinheiroagora.com




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ATITUDE!



Vou começar este artigo falando da minha própria ATITUDE!

Resolvi tomar a atitude de fazer uma sequência de artigos sobre MOTIVAÇÃO seguindo a sequência das letras do alfabeto. O que acha? O desafio é grande!
Já sei, você deve estar pensando como vai ser quando eu chegar à letra K, W, X, Y e Z, certo?
Fique tranquilo! Você terá muitas surpresas a cada artigo publicado, pois serão 26 artigos de A a Z.
E, para começar, vamos falar sobre uma palavra superimportante em todos os campos da nossa vida, a ATITUDE. Bom, e já que esses artigos são sobre motivação, você já ouviu esta frase: uma atitude positiva aumenta a motivação?
Atitude é tudo! Mas, ela pode ser NEGATIVA ou POSITIVA. Claro, que é difícil se manter positivo o tempo todo, mas isso é uma questão de decisão e treino mental, pode acreditar!
Você treina seu corpo na academia e precisa treinar sua mente com informações corretas!
A atitude está associada a muitas coisas, inclusive na nossa saúde. Já existem estudos que provam que pacientes com atitudes positivas se recuperam mais rápido do que aqueles que são pessimistas. Embora possa parecer desafiador, siga as dicas abaixo para transformar a sua vida em uma verdadeira atitude positiva de viver…
1. Iniciando o meu dia - O nosso dia começa quando acordamos e a forma que esse momento acontece fará toda diferença para o resto do nosso dia. Portanto, se você quiser ter uma atitude mais positiva, certifique-se que irá acordar em um ambiente calmo. Sei que para quem possui crianças em casa isso pode ser difícil, mas se você se organizar para ter um ambiente mais tranquilo isso melhorará muito o seu dia. Tenha uma atitude positiva ao acordar e faça isso todos os dias. A melhor maneira de fazer isso ( ACREDITE ) é escrevendo em algum lugar uma frase que arrepie você internamente e que você possa sempre ler. Eu fiz a minha na parede de frente para minha cama veja:


Se for inteligente você entenderá o poder desta frase. Foi dita por um cidadão chamado Napolon Hill  - não preciso dizer mais nada  :-)
 2. Cumprimente as pessoas ao seu redor - Quando estiver saindo de casa, ofereça um pequeno sorriso para as pessoas que cruzarem o seu caminho, seja no elevador, na portaria do seu condomínio, na rua, na padaria, no ônibus, ou seja, em qualquer lugar por onde você passar. Isso irá gerar uma onda de energia positiva ao seu redor e para todos à sua volta. Mas, lembre-se de não se preocupar com a resposta para sua atitude, pois você verá que muita gente não retribuirá, ficará de cara amarrada e aí você irá perceber o quanto falta atitudes positivas nas pessoas e que muitas deveriam ler este artigo. Diga sempre:  BOM DIA fulano tudo bem ? É assim que faço com todas as pessoas nas quais tenho algum relacionamento.
3. A pressa é inimiga da perfeição - Tenha a atitude de organizar seu tempo e seus horários para que você não esteja sempre atrasado para os seus compromissos diários, pois quando nos atrasamos tudo fica confuso e sem direção. Mudando sua atitude, você perceberá uma melhora no seu desempenho e nas relações com as pessoas.
4. Cuide-se e dê mais atenção para você - A maioria das pessoas desmotivadas normalmente dorme mal, se alimenta mal e nunca se exercita. Quando você não está cuidando de si mesmo, é difícil permanecer positivo e estar motivado para fazer alguma coisa. Até as tarefas mais simples podem se tornar um pesadelo. Certifique-se de nunca pular refeições e de escolher alimentos mais saudáveis; beber pelo menos 8 copos de água para se hidratar e desintoxicar o seu organismo; se alongar pelo menos a cada 2hs, e claro, se permitir uma “pequena” extravagância no final de semana para se sentir recompensado pela disciplina aplicada durante a semana. Isso é o mínimo que você pode fazer pela sua saúde física e mental. Lembre-se seu corpo é a sua moradia. Potanto, cuide bem dele!
5. Socialize-se - Ninguém é feliz sozinho! Parte de permanecer positivo tem a ver com seus relacionamentos pessoais. Separe um tempo para encontrar os amigos e rever seus familiares. Se você tiver dificuldades de se relacionar, eu sugiro que você busque um trabalho voluntário na sua região, pois isso irá ajudá-lo a se socializar sendo solidário e no futuro você descobrirá que ajudou mais a si mesmo do que aos outros.
6. Não se deixe influenciar pela mídia - Vamos analisar: se você assiste a um filme de comédia o que acontece? Você dá altas gargalhadas e fica mais leve e até feliz, certo?  E o que você acha que acontece se você só assistir desgraça e fofoca na TV? Ah! Você nunca parou para pensar nisso? Então, se você acha que a sua vida está uma desgraça e que só existem fofocas ao seu redor, é hora de você mudar de atitude! Lembra do poder da atração? Você atrai pra si tudo que desejar, mesmo que inconscientemente. Veja o artigo que fiz sobre a Lei da Atração
7. Faça o inverso - Um truque chave para permanecer positivo é agir positivo, mesmo quando você está se sentindo para baixo. Ao agir como se estivesse positivo, você vai se sentir melhor e isso lhe ajudará a sair de uma situação negativa mais rápido e com mais facilidade. Então, na próxima vez que você se sentir desmotivado com alguma coisa, troque de atitude e sua motivação virá naturalmente. Exemplo: se você estiver pensando assim: eu não sou feliz! E mudar para: eu sou feliz! Essa simples mudança transformará seu estado de espírito e sua autoestima irá aumentar consideravelmente. Vire o jogo, ou seja, faça o inverso!
Mas, se você me perguntar: como eu vou dizer que eu sou feliz não sendo? Então, volte para dentro de si e foque nas coisas positivas, como: eu sou uma pessoa perfeita, eu tenho uma família que me ama, eu tenho saúde e forças para trabalhar, eu tenho capacidade de aprender, eu tenho um teto para me abrigar, eu tenho um cobertor para me aquecer nas noites frias, etc. Viu quanta coisa você possui para se sentir feliz?
Bom, espero que esse artigo lhe ajude de alguma forma a se tornar uma pessoa melhor, uma mãe ou um pai melhor, um profissional melhor e principalmente a ter uma ATITUDE, em qualquer área, melhor!
Compartilhe com todos os seus amigos!!!!
E, até a letra B na semana que vem!!!!!!!!!!!!!!
Sucesso Agora,

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10 Palavras que você nunca deve usar



Se eu lhe disser para não pensar em um gorila cor de rosa… Que imagem vem imediatamente na sua mente?

Sim, um gorila rosa!


Mas, precisamos entender porque isso acontece:
1. A nossa mente pensa em imagens, ou seja, cada palavra que você usa quando está conversando ou escrevendo algo, emite certa imagem na sua mente.
2. Essas determinadas imagens geram determinados sentimentos e emoções nas pessoas.

Então, podemos concluir que não podemos dizer para as pessoas NÃO IMAGINAR algo, porque isso fará com que elas o imaginem. Se eu disser para você NÃO SE PREOCUPAR com alguma coisa, qual sentimento ficará mais presente em você?
Resposta: Você irá ficar preocupado em não ficar preocupado pois eu disse para você não se preocupar, entendeu? :-)  Então a forma correta em falar isso é:  “olha vai ficar tudo bem, pode ficar tranquilo”
Ao se comunicar com as pessoas, você precisa ser extremamente cuidadoso para não usar palavras que podem transmitir imagens e emoções negativas e que vão interferir no que você está tentando dizer, e que muitas vezes fará com que a pessoa faça o oposto.

Para você entender ainda mais, preparei uma lista com 10 palavras que nunca devem ser usadas por vendedores.
Preste atenção em cada palavra e perceba as imagens e emoções que virá em sua mente.

1. Custo ou Preço X Valor Total ou Investimento Total
2. Pagamento Mensal X Valor Mensal
3. Contrato X Acordo
4. Compre X Possua
5. Negócio X Oportunidade
6. Registre X Aprove ou Autorize
7. Passo X Apresentação
8. Problema X Desafio
9. Objeções X Áreas de Preocupação
10. Mais barato X Menos Caro ou Mais Econômica


Nunca me chamem para um protesto anti-guerra, mas sim para um protesto a favor da paz.  (Madre Teresa de Calcuta )
A partir de agora, preste muita atenção em cada palavra que você usa e como ela irá afetar a pessoa que a está ouvindo ou lendo.




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